Pular para o conteúdo

Rock Ativo acontece em 17 de maio em Socorro com oito bandas

  • por

ROCK ATIVO

Após duas bem sucedidas edições realizadas no ano passado, basicamente com bandas locais, o Rock Ativo abriu inscrições gratuitas para bandas do Brasil inteiro, e o novo formato já começa a dar resultados.

“A ideia é transformar o Rock Ativo num festival itinerante. Já são mais de 50 bandas inscritas, de vários estados, que aderiram ao movimento.” – explica Rafael Pompeu, integrante da banda Rockstrada e da comissão organizadora que idealizou o formato. Mas enquanto a ideia não se concretiza, Socorro será mais uma vez o palco do evento, que terá mais uma edição gratuita no dia 17 de maio, na Praça do Fórum.

A premissa do Rock Ativo é proporcionar às bandas de rock independente a estrutura de som e divulgação para que o trabalho possa ser apresentado com mais qualidade. Para tal, o Rock Ativo conta com a parceria da iniciativa pública, formando uma parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Socorro. A parceria conquistada aqui servirá de exemplo para futuras negociações em outras cidades, que serão definidas basicamente pelas inscrições das bandas.

Ao contrário do que acontece várias vezes, principalmente nos grandes centros, a banda participante não é obrigada a vender uma quota de ingressos para participar, basta se inscrever pelo site e aguardar para ser chamada. Por outro lado, por seu caráter independente e gratuito, o evento não proporciona cachê ou ajuda de custo aos músicos, somente a estrutura de som e divulgação. Os critérios de seleção das bandas são diversidade musical dentro do estilo Rock, disponibilidade e que elas sejam independentes.

“O mercado está sufocando o Rock, e está cada vez mais difícil acontecer alguma coisa nova neste estilo. Então nada mais justo que as bandas independentes se unam e, com o apoio correto, criem possibilidades”. – disse Pompeu em entrevista à EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, que é parceira na divulgação do evento desde a primeira edição.

As bandas participantes da próxima edição do Rock Ativo serão (em ordem alfabética): Cidade Fantasma (Extrema-MG), Enjoy (Socorro-SP), Framboesas Radioativas (Bragança Paulista-SP), Homem Palito (Águas de Lindóia-SP), Malvins (Pouso Alegre-MG), O Quarto Céu (Monte Sião-MG), Quenga-Mor e O Natal Nazista (Socorro-SP) e Rockstrada (Socorro-SP).

O site do Rock Ativo é www.rockativo.com.br, onde as bandas podem se inscrever gratuitamente para participarem das próximas edições do evento.